Avenida Professor Walter Thaumaturgo, 338 - Jardim das Nações - Taubaté/SP
13/09/2017 - Dicas de porcelanato
O porcelanato tem como objetivo proteger, preservar a construção e embelezar o espaço, por isso, acertar na escolha do porcelanato para cozinha ideal é um grande passo. Na cozinha, o revestimento é o mais indicado devido ao visual estético e por ser mais funcional. O ambiente deve ter praticidade acima de tudo, especialmente se a cozinha for em estilo americano para conversar com os outros cômodos da casa.
Há algum tempo a cozinha deixou de ser aquele ambiente que tinha por obrigação ser o local de cozinhar e guardar os alimentos. Ela se transformou em um verdadeiro espaço de experiências gastronômicas, de encontros entre a família e amigos. As cozinhas ganharam mais “espaço” nos lares.
O porcelanato na cozinha traz um ar contemporâneo e funcional e neste post vamos dar dicas incríveis para escolher o porcelanato ideal para sua cozinha. Existe uma variedade de tamanhos, cores e texturas para escolher, não leve em consideração apenas o quesito estético, mas também a segurança que o revestimento vai trazer, limpeza e a manutenção que deverá ser feita.
Umas das primeiras escolhas a se fazer é definir o tamanho ideal para o porcelanato da sua cozinha. Algumas opções são 60x60cm, 60×120 e 90x90cm. A escolha deve ser de acordo com a amplitude do ambiente, grandes formatos podem transmitir a sensação de espaço maior, pois têm menos rejunte e isso proporciona uma continuidade visual.
O revestimento para cozinha que reproduz o cimento é ideal para quem não quer se preocupar com qualquer sujeira que apareça no porcelanato. É importante lembrar que a cozinha é um ambiente onde podem haver respingos de alimentos, deste modo, vale também ressaltar o tempo que terá disponível para a limpeza constante, caso não seja colocado o porcelanato que reproduz cimento.
Os revestimentos com rejunte retificado (que possuem borda reta e não ondular), são mais indicados para cozinha pois não marcam o rejunte, desta forma, a chance de ter sujeira trancada entre o rejunte é menor, ocasionando maior higiene neste ambiente.
Os revestimentos que reproduzem a madeira são considerados um dos mais aconchegantes quando o assunto é decoração, pois o ambiente ganha um ar mais rústico. E se mesmo assim a sua intenção é ter um ambiente ainda mais agradável, ter a sala e a cozinha conjugadas com revestimentos que reproduzem a madeira são uma ótima opção para o ambiente.
Se os ambientes forem separados por uma bancada, como ambiente americano, por exemplo, evite os revestimentos estampados. Podem ser de cores diferentes, porém lisos ou padronizados. O motivo é para deixar o ambiente mais leve e a chance de você não gostar mais depois de um tempo, é muito menor.
Umas das dúvidas que sempre surgem é do revestimento em paredes de cozinha. Não é necessário aplicar o revestimento na parede inteira e também não é necessário seguir um estilo liso. Você pode intercalar texturas para ficar com o seu estilo. É muito comum colocar os porcelanatos nas áreas onde ficam a pia e o fogão, principalmente, assim as paredes ficam mais protegidas.
O piso de porcelanato com acabamento natural é bastante resistente, e sua superfície mate proporciona um ambiente com leve toque aconchegante, é mais fácil de limpar e resistente à água e gordura. O revestimento com acabamento natural pode durar uma vida inteira se conservado de forma adequada.
Você pode promover uma atmosfera descontraída usando o piso de porcelanato para cozinha nas bancadas. É isso mesmo! Os revestimentos para balcões de cozinha são altamente resistentes e existem infinitas opções pela qual você pode escolher.
Em reformas, se você não quer quebrar o revestimento atual, a dica é investir em Linhas Extra Finas. No entanto, a superfície que vai receber a aplicação deve ter um nível regular. Também é necessário ficar atento com a altura entre o piso de porcelanato até as portas.
Algumas decorações tendem a ir para o lado mais neutro, as cores neutras, bege, pérola e branco Off-White, são as mais comuns. Revestimentos com estampas lisas transmitem um ar mais clean para a decoração, dessa maneira, você pode investir em uma mobília mais descolada. Para uma decoração mais lúdica e descontraída, na parede por exemplo, opte por cores vivas como o amarelo e o vermelho.
É importante ressaltar que ao definir o local de aplicação do porcelanato para cozinha levar em consideração as especificações de cada produto. As siglas RI e RE são as indicadas para este tipo de ambiente.
Paredes: RI – Revestimento interno
Pisos: RE – Residencial
A moda não é apenas para roupas e acessórios. Chega de monotonia. Escolher o porcelanato para cozinha que reproduz o ladrilho hidráulico é outra boa pedida, ele traz alegria e um ar retrô ao ambiente.
Há quem tem verdadeira paixão pelo brilho, então invista em um porcelanato polido. O revestimento polido transmite a sensação de higiene e é mais fácil de limpar.
Fonte: http://www.portobello.com.br/blog/porcelanato-para-cozinha/